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Com quantos dias de atraso o plano de saúde pode negar

21/11/2017 - 05h49

Com quantos dias de atraso o plano de saúde pode negar atendimento?

Muitos temem atrasar a mensalidade do plano de saúde e perder o direito ao atendimento.
Imagine você ficar doente e, na emergência, descobrir que o hospital não vai atender porque o plano de saúde está com a mensalidade atrasada?

As operadoras de planos de saúde nem sempre podem negar atendimento por causa do não pagamento da fatura. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano só pode recusar o paciente se ele atrasar a mensalidade por 60 dias, consecutivos ou não, no prazo de um ano.

Se neste período de um ano, o usuário de plano "individual" acumular atraso menor que 60 dias, ele continua tendo direito a todo tipo de atendimento previsto na cobertura do plano.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, para suspender ou cancelar o contrato, as operadoras são obrigadas a notificar o cliente quando ele completar 50 dias de inadimplência.

Se o paciente pagar para ter o atendimento negado pelo plano, pode pedir ressarcimento total do que gastou. Para que o plano seja punido, o usuário deve procurar a operadora do plano e registrar um protocolo de atendimento. Depois disso, fazer uma reclamação à Agência Nacional de Saúde.