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Você sabe qual o prazo para troca de produto

17/10/2017 - 07h15

Você sabe qual o prazo para troca de produto estipulado em lei?

Muitas duvidas surgem quando o assunto é troca de produtos, principalmente em relação ao prazo. Ao contrário do que muita gente pensa, não é sempre que o consumidor pode substituir o item. Quando o produto não tem defeito, o consumidor só tem direito de trocar o produto se o vendedor tiver dito que ele teria essa possibilidade. Nesse caso, a loja também pode estipular o prazo que quiser para a troca, Já se o produto apresentar algum defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito a troca quando ele não é reparado no prazo de 30 dias. Ou seja, em geral, a troca não precisa ser feita de forma imediata: o fornecedor tem um mês para consertar a falha. Se passar esse período e nada tiver sido resolvido, o consumidor pode, então, escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Essas regras estão no artigo 18 do CDC e valem para a maioria dos casos.