Carvalho Vieira Advocacia - Advocacia Extrajudicial, Assessoria Jurídica, Direito Bancário, Direito Civil, Direito do Consumidor em Praia Grande

Seguro residencial pode evitar prejuízos

17/08/2017 - 07h27

As estatísticas de violência no Brasil e os constantes assaltos deixam muitos moradores com medo de perderem seus bens. O aumento de crimes causa um sentimento de insegurança inclusive quando estamos fora de casa, que pode ser um alvo dos bandidos. Uma das formas de garantir a proteção ao seu lar e aos bens é o seguro residencial, serviço que pode evitar imprevistos e prejuízos causados por roubo e furto qualificado. Para quem ainda está em dúvida sobre o seguro, a especialista Lourdes Valle, da Sorella Consultoria e Corretora de Seguros, explica como o serviço traz tranquilidade às famílias.

De acordo com Lourdes, o seguro residencial também pode ser contratado por quem mora em apartamento, seja próprio ou alugado. “É uma garantia de indenização não só em casos de desastres naturais, mas também em casos de roubo ou furto qualificado. Então, é um serviço necessário mesmo já existindo o seguro condomínio”, explica. Quem contrata, tem à disposição uma opção que assegura somente os bens do morador, que oferece total proteção aos móveis e eletroeletrônicos do contratante.

Hoje, menos de 15% dos brasileiros possuem seguro para suas residências, de acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). A cada ano esse número vem aumentando, mas ainda é um percentual considerado baixo, pois muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona. Quem contrata o seguro residencial tem uma garantia acessível para proteger um patrimônio muito valioso: a nossa casa. Segundo Lourdes, o seguro residencial permite incluir diversos serviços básicos de assistência à residência, como chaveiro, eletricista e encanador, além de outros mais específicos: limpeza da caixa d’água e de ar condicionado, descarte ecológico e conserto de eletrodomésticos.

Uma das ocasiões em que há uma crescente na procura por este tipo de serviço é durante o período de férias. De acordo com a especialista, as famílias buscam uma alternativa para garantir proteção à residência, deixando de lado as preocupações quando estão em viagem. “A casa ou apartamento ficam expostos e é importante ter uma cobertura contra furto. Há uma procura maior no período de férias, mas a residência será protegida o ano todo”, garante.

Quem pode contratar: Na região Sul, mesmo as casas de madeira podem contar com a proteção do seguro, além das mistas e dos apartamentos.

Quando acionar: além da indenização em casos de roubo ou furto, o seguro residencial cobre os danos como incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, desmoronamento, vendaval e quebra de vidros. Roubos e furtos de bicicleta dentro e fora de casa, bastante comum em pequenas e grandes cidades, também podem ser inclusas no seguro.

Fonte: SEGS