Carvalho Vieira Advocacia - Advocacia Extrajudicial, Assessoria Jurídica, Direito Bancário, Direito Civil, Direito do Consumidor em Praia Grande

Empresa telefônica condenada à pagar 50 milhões

15/01/2019 - 11h47

Ao analisar a situação, a 5ª turma verificou, por meio dos relatórios de fiscalização, que a operadora derrubava de maneira proposital as chamadas com duração superior a 1h20 dos planos Infinity. Assim, o colegiado concluiu que a empresa violou os consumidores clientes "que tiveram que efetuar nova ligação com o custo do primeiro minuto, bem como toda a coletividade que foi exposta às agressivas campanhas publicitárias que prometiam ligações com duração ilimitada, sem interrupções, com a cobrança apenas do primeiro minuto".

Os desembargadores concluíram que a Tim violou dispositivos do CDC e que sua conduta extrapolou a mera relação individual, alcançando toda a comunidade que foi vítima de sua publicidade enganosa e abusiva.

Assim, por maioria, fixaram o valor de R$ 50 milhões para fins de reparação dos danos extrapatrimoniais.

Em 2009, a empresa passou a oferecer o Plano Infinity com a promessa de ligações ilimitadas ao custo fixo de R$ 0,25 pelo primeiro minuto. Os demais minutos seriam de graça, desde que gerados para outro número da mesma operadora. Assim, o MP/DF ajuizou ação contra a empresa argumentando que a TIM teria praticado ato ilícito consistente na "derrubada" proposital de ligações com o intuito de obter lucro.

 

Fonte: Site Migalhas (https://bit.ly/2JdcyAi)